ANÁLISE PSICOLÓGICA DOS ARCANOS MAIORES

 
 

Queridos Seres de Luz!

Vamos começar pela figura especial do LOUCO que é a única que não tem número, assim ele poderá ocupar o início, antes do MAGO, e o fim da jornada, depois da carta do MUNDO.

Ao assumir duplo papel de fechar e reabrir o ciclo, promete a continuidade do processo sempre no sentido do crescimento pessoal, pois ao mesmo tempo em que é visto como o bobo que nada sabe sobre si,caminhando sem destino, por outro lado é ele o sábio que, ao mergulhar no abismo de si mesmo, ressurge renascido, disposto a retomar o seu caminho, recomeçando sempre de forma diferente, com novas experiências.

 
O LOUCO é o recém-nascido, puro, espontâneo e inocente. Representa o estado potencial das coisas, aonde tudo começa. É o início da jornada do ser humano.

O MAGO é a expressão da comunicação com o mundo externo, a criatividade, a maneira de se relacionar, descobrindo pouco a pouco o que o rodeia, saindo de seu espaço interior para agir no mundo exterior. É a tomada de consciência no sentido do autoconhecimento e ele inicia a sua jornada sabendo que o único caminho a ser seguido é o que liga o homem à Deus.

A SACERDOTISA representa as forças internas que nos levam a compreender instintivamente tudo o que acontece. É a expressão da serenidade e da sabedoria, totalmente conectado consigo mesmo. O que ainda está internalizado.

A IMPERATRIZ representa a força que faz nascer, que concretiza, se expressando externamente. Crescimento, fertilidade, evolução, disposição.

O IMPERADOR é a força, a determinação, a subsistência, o poder, a razão. Estamos diante da expressão da força e do poder. Equilíbrio, maturidade, segurança, aquele que domina suas paixões. A liderança e o poder de direcionamento.

O SACERDOTE nos envolve no universo da espiritualidade, que são os seus domínios. O conselheiro, aquele que defende seus dogmas espirituais, sua crença. É o poder ideológico, os fundamentos religiosos, filosóficos e científicos que ajudam a sustentar o poder econômico. Ele nos dá o exemplo da importância da busca das verdades espirituais que nos farão encontrar o verdadeiro caminho para a elevação.

O ENAMORADO nos mostra a hesitação em fazer uma escolha diante de caminhos tão diferentes, cada um indicando uma direção, uma realidade. A dúvida, a insegurança diante das encruzilhadas da vida.

O CARRO demonstra a coragem e a determinação ao abrir o caminho para direcionar os acontecimentos da vida, colocando os instintos sob o controle da vontade, trilhando então o caminho da vitória. É a busca do indivíduo no sentido de descobrir-se e continuar sua evolução.

A JUSTIÇA representa o equilíbrio necessário para que o indivíduo possa seguir o seu caminho depois de pesar os prós e os contras de uma situação, analisando uma coisa em comparação a outra. É a capacidade de discernir coerentemente.

O ERMITÃO traz a sabedoria e a calma através da certeza de que tudo ocorre no momento certo e que o objetivo será alcançado independentemente do tempo, que sempre está a nosso favor. É a luz que surge na escuridão da dúvida e da insegurança. É a sabedoria que nos guia e orienta, no sentido da perseverança, paciência, cautela e observação.

A RODA DA FORTUNA representa a roda do destino, da qual nenhum ser pode fugir, que marca início e finais de ciclos. Cada giro da roda pode trazer um período de boa sorte, oportunidades ou o inverso de tudo isso. Indica mudanças que não podemos evitar, situações que fogem ao nosso controle e ficam à mercê do destino, causando, muitas vezes, a instabilidade. O melhor a fazer é confiar na harmonia universal e se entregar ao caminho.

A FORÇA mostra que o ser humano deve conquistar tudo o que desejar através da sua força interior e não pela dominação. Usando a sua inteligência de forma equilibrada pode transformar tudo ao seu redor.

O ENFORCADO representa um momento na vida do ser humano em que está estagnado e que se trata de um processo imposto por sua vontade, visto que ele poderá mudar essa situação a qualquer momento. É o auto-sacrifício. É quando o indivíduo se deixa envolver por um sentimento de autocomiseração que poderá levá-lo à auto destruição. Sofrimento voluntário.

A MORTE traz a energia da transformação e do renascimento. É o corte, o fim do velho e o início de um novo ciclo que ocorre naturalmente para tudo que existe. Leva o que não serve mais, dando lugar ao novo, removendo e movimentando as energias.

A TEMPERANÇA nos indica um período de calmaria. Ela nos ensina a necessidade de manter a energia em movimento, mas em paz, de forma moderada, em equilíbrio. É uma profunda calma interior, isenta das expectativas, a harmonia de viver conectado com os ritmos cósmicos.

O DIABO é a carta da sombra que está sempre a nos espreitar, procurando nos envolver e manipular. É a agitação, a confusão, a malícia. O surgimento de tendências ocultas, colocando-nos em situação de conflito, exagerando desejos e exigindo a satisfação imediata dos mesmos. Ele nos manipula, é desprovido de sentimentos e traz à tona o pior lado da natureza humana, ignorando o que é realmente valioso e bom. É a ilusão, o instinto, o poder, a magia.

A TORRE representa o momento em que o indivíduo vê sua segurança abalada por forças que não podem ser controladas e todas as antigas estruturas desmoronam. De repente surge do nada, uma força abrindo espaço para que uma nova estrutura surja. É a destruição e a quebra de antigas e frágeis estruturas, mas também mostra a oportunidade de reconstruir novas situações embasadas solidamente.

A ESTRELA representa a proteção, a esperança de dias melhores e novos projetos. Otimismo, alegria e energia para concluirmos aquilo que desejamos.

A LUA representa a magia influenciando o psiquismo, os sonhos e os ritmos do inconsciente do ser humano. É a ilusão, o que está oculto, o que é aparente. Aquilo que muitas vezes não queremos ver ou que está envolto sob o véu da ilusão.

O SOL traz o calor, o aconchego, a alegria, a ternura que ilumina e dissipa as sombras. É a expressão pura da alegria e da satisfação que vibra na alma e se expande ao redor. A realização, a satisfação, a vitalidade.

O JULGAMENTO nos leva a refletir sobre os acontecimentos passados e rever atitudes. É uma reavaliação, um renascimento, uma superação. Representa um momento de clareza onde devemos atentar para nossa postura diante da vida e das pessoas, pois tudo o que é lançado no Universo fatalmente retornará para nós e os prejuízos podem ser desagradáveis.

O MUNDO é o momento onde o ser humano aprendeu a dominar o emocional e alcançou a harmonia com as forças da natureza, assumindo a responsabilidade diante da vida e do seu próprio mundo interior. Nesse estágio, chegamos ao fim de um ciclo de busca e crescimento que nos possibilita ter mais firmeza nos mundos interiores do sentimento, da razão e do espírito. Liberdade e realização plena.

 

Fiquem na luz.

 

CARMEN ARABELA

Anúncios
Categorias: TEXTOS CARMEN ARABELA | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: