III – A IMPERATRIZ

 

 

No Tarô de Marselha a Imperatriz é representada por uma dama altiva, coroada, que segura com a mão direita seu escudo com a gravura de uma águia, lembrando a realidade, a força da inteligência, dos poderes do espírito e da rapidez dos reflexos.  O cetro em sua mão esquerda fornece indícios do poder que exerce sobre a matéria, no mundo físico e na natureza.

O poder da Imperatriz situa-se no território dos sentimentos fecundos, sendo capaz de explorar tanto as riquezas vindas do coração como as do espírito. É particularidade dela transmitir à natureza o seu caráter generoso, semeando a vida para que se prolifere em abundância.
 
No entanto, o maior poder dessa “dama” está em reunir toda sua potência e saber usar seus atributos no momento adequado, com multiplicidade, sem desperdícios. Sua força é exercida com amor, emoção e motivação.

A IMPERATRIZ é o arcano que melhor representa o universo feminino. A sua imagem evoca a fertilidade e a expressão espontânea da beleza em todos seus nuances, favorecendo tudo que diga respeito às mulheres de forma geral.

Seu poderio matriarcal coloca o sexo feminino em primeiro plano, seja no âmbito social, político, artístico, esportivo, intelectual e até mesmo religioso. Mas, aqui não se limita apenas às mulheres de “carne e osso”; a mãe natureza em todo seu esplendor é aqui manifestada, e todas as forças criadoras e/ou geradoras universais.

É através deste arcano que entramos em contato com o campo da fertilidade, seja das idéias ou da própria concepção de vida. Sua compreensão pode ser claramente instintiva e espontânea, devido ser o arcano da criação, da produção, da prosperidade e da expressão.

A maternidade e a fecundidade são algumas das principais característica da IMPERATRIZ, visto que é uma mulher nascida para ser mãe e criadora. Sendo assim, a fertilidade não de dá apenas no nível literal, mas em qualquer âmbito da vida.
 
Ela representa a mãe, o feminino, a natureza. Inspiração, sensibilidade e intuição são os atributos desse arcano.

Vale lembrar que é um arcano associado a terra, ao que é concreto e real! Tem uma analogia direta com a natureza, e quando essa se revolta, vemos os vulcões em erupção, os terremotos, podendo associar a madrasta má ou a mãe intolerante. A Imperatriz anuncia a mais linda e suave primavera, assim como o inverno mais gélido e sombrio.

A IMPERATRIZ nos leva a uma viajem arquetípica que incorpora as forças da natureza com as quais produzimos uma nova vida. Esse grande arcano representa a criatividade, a fertilidade, o poder de criação, o lado materno, a fecundidade feminina e também a fecundidade da natureza, ou seja, o poder inesgotável da vida.

A sua energia doce é um sussurro a nos lembrar os ideais, os sonhos, a necessidade de sermos suaves, compreensivos e amorosos, sem nos envergonharmos de expressar tais sentimentos. É também o desabrochar da sexualidade, da consciência do próprio corpo, do desejo de união, da busca do outro que dá origem ao amor e ao afeto.

É no exercício do amor e da ternura, da entrega, do cuidado que dedicamos aos que nos cercam que a energia desse arcano se manifesta. Ela se manifesta em nossas vidas pela alegria de viver, pelo prazer de criar, de dar vida, de colocar a nossa marca em tudo que fazemos, o nosso estilo de vida, a beleza, o prazer e a criatividade.

A Imperatriz é movimento puro. Se vamos fazer algo diferente, precisamos da ajuda dela, ela vai fazer com que nos levantemos da cama e comecemos a construir nossos sonhos. E quando aparecerem as dificuldades ela vai estar ao nosso lado para passar a mão na cabeça e nos dizer para não desistir.

Ela é uma mãe que toma conta de todos seus filhos, em todos os momentos.
Pode indicar também uma gravidez. Às vezes pode indicar uma presença maternal poderosa e repressora, pois seu amor de mãe costuma ser muito possessivo.

Assim, a IMPERATRIZ pode tornar-se a mãe bruxa, possessiva, ciumenta, guardando para si os seus dons por não acreditar em suas idéias e em seus sonhos.

A energia da IMPERATRIZ nos traz a inspiração necessária para compartilhar nossas realizações, a começar por um desenvolvimento saudável da personalidade que leva à envolvimentos saudáveis em todas as áreas, mas especialmente nos relacionamentos afetivos e familiares.

Ela traz em si os opostos que precisam ser equilibrados, para que seus extremos não nos levem à dor e ao desconforto. Ex.: Fada Madrinha e Bruxa Má, a santa e a prostituta, a mãe e a madrasta.

Ela carrega o poder atrás do trono, a musa inspiradora dos projetos artísticos e políticos, que visam a alegria, o êxtase, o prazer e o bem-estar, mas também pode levar a vitórias aparentes ou a decadência física e/ou moral.

No negativo essa energia traz desavenças, discussões em todos os planos. As coisas se embaralham e ficam confusas. Atraso na realização de um acontecimento que, no entanto, ocorrerá.
 
Afetação, pose, vaidade, presunção, desdém. Futilidade, luxo, prodigalidade. Deixa-se levar pelas adulações, falta de refinamento.

NEGÓCIOS E TRABALHO: Momento decisivo, entrada de dinheiro, promoção, crescimento profissional.

AMOR: Encanto pessoal, compreensão, ciúme, posse, emoções.

ESPIRITUALIDADE: Equilíbrio, prosperidade.

SAÚDE: Boa, gravidez programada, período de fertilidade

DINHEIRO: Estabilidade financeira, materialista.

Categorias: SIGNIFICADO DOS ARCANOS MAIORES DO TARÔ | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “III – A IMPERATRIZ

  1. Oi Carmem, adorei seu blog.
    Gostaria de saber de qual tarot é a carta da Imperatriz que vc fez sua postagem.
    Sou colecionadora e estudiosa do tarot há algum tempo.
    Fico no aguardo de contato.
    Um abraço.
    Força,Prosperidade e Luz.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: