XII – O ENFORCADO

Esse arcano nos lembra a necessidade de sacrificar idéias e padrões de vida, para não retroceder. Traz a energia de desapego e de mudança, e sem isso teremos que enfrentar a sombra, a estagnação.

A mensagem do ENFORCADO é baseada na certeza de que tudo que nos acontece tem um propósito. Pensando assim, poderemos entender a vontade maior trabalhando em nós, através dos acontecimentos cotidianos.

É preciso ter a consciência de que nada pode ser contido por muito tempo, pois muitas vezes as situações têm de ser deixadas para trás para dar espaço ao novo. Querer reter algo ou alguém é dificultar a evolução natural e atrair o sofrimento.

Esse arcano nos faz pensar em considerarmos a possibilidade de renunciarmos ao tipo de vida que levamos, pois não estamos obtendo resultados satisfatórios, para então ceder espaço a outros e importantes pontos de vista que, por ventura, não estejam sendo devidamente considerados, mas que podem de alguma forma nos ajudar a sair de situações aparentemente estagnadas ou sem uma nítida visão necessária para progredirmos.

Devemos fazer dos impedimentos um grande aliado para fortalecer quaisquer objetivos, e provarmos a nós mesmos que a impossibilidade de ação muitas vezes surge somente para testar a verdadeira capacidade de superação que nos é peculiar.

A energia vinda desse arcano pode ser bastante pesada quando deixamos a autopiedade se apoderar da nossa mente, pois ao nos acharmos vítimas das circunstâncias, tendemos a fugir da realidade por meio da passividade, da inatividade, e dessa forma nos enfraquecemos diante dos obstáculos que, provavelmente, a vida sempre vai nos colocar.

O ENFORCADO surge como alerta de que a agilidade mental, junto com a faculdade de discernimento em tempos difíceis para atuação, sejam excelentes cúmplices dos aprendizados que tentamos adquirir em diversos períodos de nossa caminhada pela Terra. A adaptação às circunstâncias é uma sabedoria que nem todos conseguem despertar em si, porém, quando conscientes, o fazemos dignamente ou até com perfeição.

Esse arcano sugere um certo sacrifício para alcançarmos as metas traçadas, mas se enxergamos esta abdicação em favor do próprio crescimento, teremos como conseqüência um futuro muito mais bem planejado e distante das armadilhas do destino.

O cuidado deve ser o de considerar o que é prioridade e não tentarmos resolver ao mesmo tempo todos os empecilhos somente para nos mostrarmos superior as eventuais crises, e, impulsionados por algum tipo de estímulo heróico, desejarmos servir de exemplo para quem nos cerca.

Saiba distinguir o que é impotência e o que é apatia, não permita que as dificuldades momentâneas ditem às regras do seu dia-a-dia. A dica é para repelir o medo de errar e não se submeter à resignação na hora indevida.

A carta O ENFORCADO é simbolizada por um homem pendurado pelo pé de forma que o imobiliza para ações de ordem prática, contudo, este mesmo indivíduo encontra a chance de visualizar as coisas por um ângulo bastante privilegiado. Através desta imagem tente por alguns minutos sentir as infinitas capacidades de encontrar soluções viáveis para seu momento usando de forma saudável a imaginação.  

O ENFORCADO traz a marca da espiritualidade e visa estabelecer e transformar as reais prioridades da alma. Esse arcano pode trazer problemas em quase todas as áreas quando não se observa o mundo de uma perpectiva divina, podendo trazer impotência nas decisões, estagnação de relacionamentos, sufocos na profissão, abandonos, sonhos que não se realizam, insatisfação constante.

Esses são sinais que apontam para a necessidade de uma reavaliação de motivos e intenções, para se poder buscar significados mais profundos para os acontecimentos, e muitas vezes, nessa busca precisamos virar ou ter o nosso mundo de cabeça para baixo, precisamos perder o chão.

Algumas pessoas, quando regidas por essa energia, assumem o papel de vítima, reclamando, se lamentando, não conseguindo enxergar as oportunidades que lhes são oferecidas, mas o ENFORCADO não é vítima das circunstâncias, ele as usa para evoluir, enfrenta as dificuldades conscientemente, tirando delas importantes lições.

Buscar novos caminhos, examinar o que não deu certo e ter a coragem de encarar a vida sob nova ótica abandonando velhas atitudes, é a única saída sempre que a energia do ENFORCADO se manifesta.

Insistir teimosamente em velhos esquemas, repetir os mesmos filmes, não dar o braço a torcer são atitudes que atraem a energia negativa do ENFORCADO, nos fazendo parar, quer queiramos ou não, para podermos refletir sobre aquilo que nos leva aos sufocos, ao desconforto, ao estresse e às dúvidas quanto ao futuro.

Na saúde, essa energia atrai doenças que geram imobilidade física, problemas circulatórios, complexo de inferioridade disfarçado de auto-abnegação, sofrem reincidências, recaídas, curam-se, adoecem de novo, num constante círculo vicioso.

Os relacionamentos não são só difíceis, mas muitas vezes penosos. São pessoas vacilantes frente a compromissos ou decisões, pois quase sempre temem se expor e se entregar.

A carta do ENFORCADO mostra como nos limitamos e como muitas vezes nos colocamos diante da vida como se não tivéssemos chance de mudança, mas na realidade nada nos está efetivamente impedindo isso, nós mesmos é que nos colocamos em uma situação de inércia, usando de desculpas diante dos obstáculos para não seguirmos adiante.

Muitas vezes agimos como crianças e olhamos nossos problemas como algo enorme e intransponível e nos colocamos em uma situação de sacrifício voluntário sem enxergar outras saídas.

Esta carta vem nos mostrar que por mais difícil que as coisas possam parecer no momento sempre haverá uma saída e que isso só depende de nós, da nossa força interior e da decisão de seguirmos em frente sempre.

NEGÓCIOS E TRABALHO: Escolha errada, perda do que tinha, dúvida, desemprego.

AMOR: Preso ao passado, medo, desgaste, isolamento.

ESPIRITUALIDADE: A transmutação que eleva, necessidade de mudança.

SAÚDE: Estresse, acidente.

DINHEIRO: Bloqueios financeiros, sem ganhos.

Categorias: SIGNIFICADO DOS ARCANOS MAIORES DO TARÔ

Navegação de Posts

Os comentários estão desativados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: