XIV – A TEMPERANÇA

Essa carta nos mostra que devemos nos afastar um pouco de uma determinada situação para que possamos enxergar melhor o que realmente está acontecendo. Sempre que estamos vivenciando um determinado problema precisamos nos afastar, olhar a situação de fora, analisar cada detalhe para podermos encontrar uma saída consciente e favorável.

Através desse arcano nos deparamos com a real possibilidade de agirmos com flexibilidade e moderação, conciliando os divergentes pólos que habitam em nosso ser. Não raro, ao mergulhar nesta carta, as qualidades de positivo e negativo, ativo e passivo, consciente e inconsciente vêm à tona, o que solicita a procura pela medida adequada para solucionarmos os conflitos sem desperdiçarmos as forças que nos levam ao equilíbrio e à sensatez.

Trata-se de um período em que a estabilidade emocional pode ser vivida com mais plenitude, assegurando resultados satisfatórios em diferentes planos do cotidiano. Ela nos mostra também que devemos agir com equilíbrio, sem conflitos e que precisamos encontrar uma harmonia, agir com calma, com serenidade e com um pouco de racionalidade, não nos deixando levar pelos impulsos.

A Temperança nos convida a pensarmos minuciosamente em tudo que está a favor ou contra nas circunstâncias em que precisamos atuar, para então nos dedicarmos a terceiros não só com boa vontade, mas também com conhecimento de causa.

Precisamos analisar a situação com cuidado, parte por parte para termos uma solução harmoniosa, levando-se sempre em conta o que é importante realmente, assim iremos recuperar o controle de nossas vidas.

É um arcano que  nos permite sintonizar com a sabedoria eficaz da paciência e da calma, deixando fluir os acontecimentos para não forçarmos o fluxo natural dos pensamentos e, conseqüentemente das ações.

O alerta é para não jogarmos os problemas de um lado para o outro e, desta forma, nos deixarmos levar pela passividade demasiada e pecarmos pela ausência de iniciativas; agindo deste modo, perdemos os reflexos e lampejos que a mente dispõe para nos orientar a qualquer hora, seja dia ou seja noite.

Essa é a carta do relacionamento por excelência, visando a união dos opostos. Ela desperta em nós o desejo de estar junto, de dar e receber, é uma energia de devotamento a pessoas e causas. Nos relacionamentos afetivos a união se dá por afinidade, mas pode não ser estimulante. São relações mornas entre pessoas que se adaptam e dificilmente se separam, mas que se mantêm juntas, na maioria das vezes, por acomodação.

No negativo, aponta para relacionamentos asfixiantes, simbióticos, nos quais não há lugar para discussão ou questionamentos saudáveis que redirecionam o fluxo de energia. É o arcano dos relacionamentos doentios entre mães e filhos, nos quais nunca se corta o cordão umbilical emocional, o que gera dependência mútua e atrasos na evolução e crescimento.

A TEMPERANÇA mal canalizada traz o medo da solidão, dificuldades de cortar laços, de enfrentar separações e mantém relacionamentos estagnados às custas da própria liberdade.

Ela indica a capacidade de adaptação e flexibilidade diante das situações, mas nada vem de graça, será preciso trabalhar para resolver problemas e conflitos pela mudança. Significa procurar novos rumos e soluções a partir de um ângulo nunca experimentado antes.

A TEMPERANÇA está aí para nos mostrar como usar nossas emoções de forma positiva. A mensagem é muito simples, somos seres duais e o melhor caminho é o caminho do meio! Evite as atitudes extremas.

E ela nos diz que reconhecer a Sombra é o primeiro passo. Conhecer a nossa sombra e saber escutá-la é o início de uma vida mais equilibrada. Quando você entende as mensagens dela, o dia a dia fica bem melhor, pois entendemos que esse nosso lado “bom” tem uma contrapartida não tão boa, mas real. E essa parte “ruim” está aí com alguma finalidade.

Perca o medo de ser desagradável. Perca o medo de ser agradável. Diga o que pensa com educação e vai se surpreender de como as pessoas vão ficar mais felizes na sua companhia!

NEGÓCIOS E TRABALHO: Fuga de oportunidades, trabalho moderado, equilibrado.

AMOR: Relacionamento bom, mas sem grandes emoções.

ESPIRITUALIDADE: Proteção dos Anjos.

SAÚDE: Boa

DINHEIRO: Equilibrado.

Categorias: SIGNIFICADO DOS ARCANOS MAIORES DO TARÔ | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: