XVI – A TORRE

A carta da TORRE é possivelmente a mais temida do Tarô. Na verdade, disputa esse prêmio com a carta da MORTE, que também desperta medo em muita gente. De fato, ambas representam mudanças significativas, rompimentos, perdas e transformações, cada uma da sua maneira.

A TORRE nos diz que tudo aquilo que é construído pela ambição ou com a base falsa da segurança precisa ser destruído.

Este arcano nos assusta porque mostra uma queda abrupta e radical. Um raio vem do céu e derruba o castelo todo de uma vez. As pessoas que vemos na carta estão em queda direto para o chão. Nada mais continua em seu lugar e não há como fugir disso.

Viver um momento regido pela carta da TORRE é como estar em um terremoto. O chão treme tanto que parece não termos onde nos segurar. As estruturas estão ruindo e nada vai continuar onde estava.

Então vem o medo. Medo do que estamos perdendo e que ainda vamos perder. Medo de viver o desconhecido, de perder as estruturas, de viver na insegurança. Medo de não conviver mais com o conhecido, com aquilo que construímos ao longo de tanto tempo.

Mas o fato é que não há o que fazer. Quando cai o raio, nada nos resta a não ser se jogar rumo ao chão, para onde seremos lançados de qualquer maneira. E mais uma vez temos que nos jogar no abismo, sem saber o que vai nos acontecer. Não há onde se apegar, pois tudo está mesmo desmoronando.

O primeiro ponto importante é que temos que ter consciência de que apenas cai aquilo que não tinha uma base sólida o suficiente para aguentar o raio ou o terremoto. Cai o que não tinha estrutura para se sustentar e por isso, se vem a queda, é porque nem tudo era assim tão seguro como imaginávamos.

Além disso, temos que perceber que o que cai na verdade são as máscaras, é aquilo que usamos para nos proteger do mundo e de nós mesmos. Criamos falsas estruturas para fugir da realidade e nos proteger inclusive da nossa essência. Nos prendemos no castelo e quanto mais alta essa torre que construímos, maior será a nossa queda.

Mas é bom lembrar que se está caindo é porque não faz mais sentido, é porque não tem mais como se sustentar. Então a saída é mesmo se jogar no abismo. Temos que nos despir de todas as falsas verdades e estruturas que cercam a nossa vida.

Temos que nos lançar livres de tudo que nos aprisiona e que nos limita. Temos que abandonar tudo que não serve mais, pois só assim conseguiremos construir uma realidade mais profunda e verdadeira.

Em outras palavras, a carta da TORRE pede mudanças e elas são inevitáveis. Podemos, com elas, ser levados ao fundo do poço, mas só assim conheceremos profundamente a nós mesmos e nos fortaleceremos para seguirmos adiante.

A carta da TORRE, muitas vezes, é a grande oportunidade que a pessoa tem de se libertar daquilo que não serve mais e que ela não sabe como fazer. É, muitas vezes, o empurrão que a pessoa precisa para se transformar e se libertar.

A TORRE representa tudo aquilo que construímos tijolo por tijolo, com todo o cuidado e que estamos vendo ser destruído em um instante por uma força maior ou alheia à nossa vontade.

A presença desse arcano anuncia um transtorno, uma mudança inevitável e necessária no comportamento, nas circunstâncias e na vida. A carta da TORRE avisa ao consulente que algo desmoronou e precisa de reparos ou o fim chegará logo. Essa é a crise! Vamos descobrir em que setor da vida do consulente se encontra, de acordo com as cartas que acompanham.

Mesmo que essa carta sempre provoque medo quando é tirada, ela não é totalmente ruim, apenas vai abalar as estruturas já existentes porque são construções que criamos para nos proteger evitando assim que venhamos a ter contato com novas experiências, impondo um espaço limitado em nossas vidas, não nos permitindo seguir novos caminhos.

O que essa carta faz é mostrar que a estrutura que criamos para nos proteger e que estamos mantendo em nossas vidas não está sendo mais positiva e que portanto, deverá ser destruída para que possamos recomeçar. E isto irá acontecer independente da nossa vontade, na hora que tiver que ser, mesmo que não estejamos preparados para isso.

A energia da TORRE destrói o que é inútil, os falsos valores, as imagens construídas para escondermos o que há de negativo em nós, nossas fraudes, nossas mentiras para começarmos uma nova construção mais cristalina e sem medo.

Com a TORRE somos levados a examinar hábitos e atitudes de defesa que tomamos e que não nos permite ser espontâneos, pois foram ditados pelo orgulho, para manter uma imagem baseada nos desejos sociais. Ela é um símbolo de cura através da renovação, da reestruturação e da restauração.

Nos relacionamentos ela revela segredos, invade a nossa privacidade, para nos mostrar quem realmente somos. Se os relacionamentos não forem construídos com as bases sólidas da confiança, do amor, da amizade, da tolerância e do perdão tendem a desmoronar.

Esse arcano indica rompimentos e divórcios, separações ocasionadas por algo que foi trazido à tona, ou porque descobrimos que estávamos ligados a alguém completamente desconhecido. São relações em cujo envolvimento falta amor e empatia, onde os parceiros se fecham em seus próprios mundos por terem imensa dificuldade de se mostrarem e de compartilharem.

Quando a Torre é tirada o conselho é que o consulente vá buscar aquilo que quer salvar em sua vida porque essa antiga estrutura vai desaparecer.

NEGÓCIOS E TRABALHO: Fracasso, perdas. Desemprego ou demissão.

AMOR: Brigas, orgulho, perdas, reestruturação.

ESPIRITUALIDADE: Humildade.

SAÚDE: Fragilizada.

DINHEIRO: Perda de dinheiro.

Categorias: SIGNIFICADO DOS ARCANOS MAIORES DO TARÔ | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “XVI – A TORRE

  1. Lilian

    Amei a maneira que você interpreta as cartas! Sou nova neste assunto, adoro tarot mas sempre procuro descrições coerentes que me dê um significado a mais do que uma simples advinhação! A sua maneira de explicar a carta XVI – Torre é fantástica! Parabéns! Espero conhecê-la um dia!

  2. filomena Caldeira

    digo que estou a compreender o significados dos arcano maiores graças a sua maneira de explicar e chegar ao entendimento dos leigos-O meu muito obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: