A DELICADA ARTE DE MANTER

Esse ano resolvi mudar. Eu – que sou fã de mudanças – não estava muito contente em escrever o artigo costumeiro, sobre as tendências para 2011, do mesmo jeito. Por isso, pensei que, já que vou escrever sobre o Arcano IV (que regerá 2011) poderia muito bem selecionar 4 temas fortes da Carta e direcionar, um de cada vez, para próximo ano. Ou seja, para 2011 teremos 4 artigos sobre uma mesma carta, que representará 2011: O Imperador.

Muita gente ama o Imperador, muita gente o detesta. Isso porque ele tem essa aparência radical mesmo (ora, ele é a soma da carta da Morte, então carrega consigo um pouco do radicalismo dela). Quem gosta dele, se sente seguro e protegido pela sua representação. Quem não gosta, normalmente acha que ele é muito fixo e sufoca a criatividade. De todo modo, toda carta de Tarô é vasta demais para falar tudo (ou o que se sabe) sobre ela. E é por essa razão que selecionei 4 temas fortes, cada um manifestado num plano, para esclarecer ao máximo as tendências de 2011 e demonstrar que gostar da Carta ou não, nesse caso, fará pouca diferença

Essa semana escreverei sobre o plano material dele. A arte de manter. O Imperador é carta fixa, rígida, sem movimentação. Ele costuma manter as coisas como estão, principalmente no que se refere a questões práticas e materiais. Justamente por ser objetivo, direto e prático, ele não é lá muito adepto das mudanças, das surpresas, das alterações. Prefere a regra, o costume, o padrão. Aqui, evitemos julgar, para que fique mais fluida a compreensão. Até porque a manutenção, hoje em dia, cheira a padrão antiquado, a coisa velha e quadrada, contudo não é sempre que manutenção significa envelhecimento. Às vezes, conseguir manter algo requer um esforço tremendo, trabalho árduo, um empenho realmente eficaz. E o Imperador tem tudo isso.

Manter uma amizade, um trabalho que se gosta, uma situação financeira favorável, um estado de alegria, uma relação amorosa ou, até mesmo, manter a esperança… é uma arte. Delicadíssima aliás. Porque depende muito de empenho, de energia, de objetividade, de estrutura. A amizade vai durar se superarmos as fases ruins, o trabalho vai continuar se conseguirmos nos empenhar sem esmorecermos, o dinheiro poderá durar se formos realistas, a alegria existirá enquanto o que se conquistou fizer sentido, a relação amorosa durará se o desejo de continuar for maior que o de ir embora, e a esperança estará em nossa vida enquanto conseguimos lutar pelo que acreditamos.

2011 será regido pelo Imperador. Pedirá empenho, esforço, praticidade. Pedirá a arte da manutenção, estruturada pelo realismo e por tudo o que for considerado “correto”, respeitando as regras pessoais e também as regras dos semelhantes. No âmbito material, será um desafio à estabilidade. Se conseguirmos trabalhar com bases sólidas, veremos resultados também firmes, tais como durabilidade, segurança, solidez.

Fica aqui um dos recados para o próximo ano: trabalhe duro. Trabalhe com gosto. Trabalhe com sentido. Tenha em mãos o que for preciso para realizar objetivos com praticidade. O Imperador contempla quem é direto, assertivo, quem sabe o que quer e conhece bem aquilo que diz acreditar.

Faça do próximo ano um desafio positivo, uma forma íntegra de batalhar por tudo o que se quer.

Grande Abraço

Kelma Mazziero

* Vale lembrar que nem tudo o que se refere ao próximo ano terá total influência na vida de todos. Cada um tem seu ciclo pessoal e poderá, à sua maneira, acrescentar os conselhos ao seu caminho individual

FONTE: http://blog.kelmamazziero.com.br/?p=216

Categorias: TEXTOS OUTROS AUTORES | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: